quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tudo que é bom dura pouco.


Será? eu já usei milhões de vezes essa frase e acredito que você também. ela serve direitinho para justificar um monte de decepções que a gente sofre na vida: um namoro que tinha tudo para dar certo e acabou por causa de um ciume bobo; um emprego ou um curso bacana que a gente perde, do nada; uma amizade, daquelas grandes, que vai sumindo e sumindo- por causa daa distancia ou de um desentendimento qualquer. nessas horas, bate aquela tristeza, e um tipo de saudade antecipada de tudo o que poderia ter sido e não foi. E pior: nem vai ser. Natural, esse nozinho na garganta. Afinal quando não é gente quem coloca um ponto final em determinadas situações, é como se estivessem nos roubando algo, é essa sensação de frustração que persiste. Mas em geral, isso que nos 'roubam' não era nosso, na realidade. A ideia era que a gente aproveitasse por um período. E só. O problema é que começamos a desejar que certas coisas durem PARA SEMPRE, só porque NAQUELE MOMENTO nos parecem convenientes. Mas a verdade é que, normalmente, quando o pior do sofrimento passa, a gente percebe que o tal namoro, curso ou amizade, pelis quais tanto choramos, nem eram, assim, tudo aquilo que imaginávamos.. Com o tempo, as coisas voltam a ser do tamanho que sempre foram, descontados os exageros das nossas expectativas. E novas oportunidades se abrem, à nossa frente, maiores e melhores.
Por isso, antes de me lamentar novamente por algo que 'durou pouco',, acho que vou começar a pensar duas, três vezes.No fundo, todos os romances, as amizades e as oportunidades duram o tempo exato, o suficiente para que a experiência valha a pena. O que acontece é que a vida vai e vem, em ciclos. E um precisa terminar para que a gente se sinta livre, forte, capaz de se jogar no novo.
Recomeçar- seja o que for- dá sempre um friozinho na barriga. Mas é preciso se desprender do passado,para juntar forças e perseguir outros objectivos. Se não foi ou se não é mais, paciência. Importante é ver o lado bom do desafio: agora precisaremos exigir mais de nós mesma pra vencer as dificuldades que estão ali, bem na nossa frente - e que só poderão ser tiradas do caminho com o nosso esforço pessoal. Dá medo, mas também é gostoso. Que graça teria a vida se ela fosse sempre 'mais do mesmo', se a gente ficasse acomodada no que é conveniente? Sem essa! Viver é arriscar, é sair do bom par encontrar o melhor,não importa por quanto tempo a felicidade dure. O legal é justamente poder perder, chorar,sofrer... para depois, redescobrir o prazer de sorrir, ainda mais confiante na vida e nas pessoas.
Lamentar-se´pelos pontos finais que surpreendem a gente é normal. Todo mundo tem direito. Mas vale pena pensar: será que durou pouco, mesmo? Ou já estava na hora de partir pra outra?
. Será?

Um comentário:

  1. 'O problema é que começamos a desejar que certas coisas durem PARA SEMPRE, só porque NAQUELE MOMENTO nos parecem convenientes.'

    acho que essa tenha sido a coisa mais verdadeira que eu li e/ou ouvi hoje. e realmente só nos damos conta que não vale tanto a pena assim depois que passa.

    adorei muito o seu texto!

    estou seguingo aqui rs *-*

    ResponderExcluir